quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

5 DE DEZEMBRO : DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

A cultura do trabalho voluntário, praticada no mundo inteiro, vem sendo difundida e fortalecida no Brasil. Além disso, percebe-se claramente que cidadãos e empresas estão se conscientizando da importância na participação de ações comunitárias e projetos sociais que ultrapassem a prática assistencialista. Dar alimento não é mais a palavra-chave. O sentimento de solidariedade e de dever social vem se alastrando. A sociedade já está compreendendo que pode ser útil ao próximo partilhando conteúdos da formação profissional teórica e prática, explorando os talentos pessoais e, especialmente, olhando para o outro e enxergando que ele sonha, que possui potenciais não explorados e que tem direito às oportunidades como qualquer cidadão.

A Fundação Aprender pratica o voluntariado desde que surgiu, atendendo solicitações de diversas instituições que solicitam seus serviços. Além disso, estimula a prática do voluntariado entre seus colaboradores e professores, conseguindo manter seus projetos sociais graças ao esforço de pessoas que se dispõem a doar um pouco de seu tempo e de seus conhecimentos e habilidades, a quem agradecemos por nos ajudar a construir um mundo mais justo para todos.

Por que ser um voluntário?

A grande maioria dos voluntários no Brasil querem:

  1. Ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil.
  2. Sentir-se útil e valorizado.
  3. Fazer algo diferente no dia a dia.
  4. 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como começar.

5 Dicas sobre voluntariado

  1. Todos podem ser voluntários
    Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.
  2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
    O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
  3. Voluntariado é escolha
    Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.
  4. Voluntariado é compromisso
    Cada um contribui na medida de suas possibilidades mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.
  5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
    Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Tipos de Voluntário na Fundação Aprender

  • Voluntário Cidadão - pessoas que desenvolvem ações voluntárias em campanhas, eventos e projetos desenvolvidos pela Fundação Aprender.
  • Sócio Voluntário - são os que contribuem financeiramente e permanentemente para os projetos sociais da instituição.
  • Empresas Voluntárias - são aquelas que se associam à Fundação Aprender para o desenvolvimento de projetos sociais.
  • Voluntários Profissionais Liberais - são aqueles que doam horas de trabalho dentro de sua área profissional, ou outra área de seu interesse.

O que fazer para ser um voluntário ?

Basta se cadastrar no setor de Projetos Sociais da Fundação Aprender, com Maria Augusta Nogueira de Franco, a partir do dia 04 de janeiro de 2010.

Temos muitas oportunidades para você!

Junte-se a nós pelo bem comum !

Informações pelo tel: 3222-1214 ou www.fundacaoaprender.org.br

alt text

Nenhum comentário:

Postar um comentário