segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO PEI EM JANEIRO ATRAI PARA VARGINHA PESSOAS DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL.


Mais uma vez, a Fundação Aprender eleva Varginha à categoria de “cidade do conhecimento” quando traz para a cidade o curso de formação de mediadores do PEI !

Antes de pensar Matemática, Medicina, Direito, Engenharia, Filosofia etc., é preciso simplesmente saber pensar. Presume-se que as pessoas nascem pensando... o que está longe de ser verdade: as pessoas nascem com inteligência, o que não significa que façam uso dela.

Já no século IV A.C.o filósofo grego Aristóteles propunha esta idéia. Foi ele o primeiro a pensar a respeito de um curso que ensinasse a lidar com as formas do pensamento, sem ligar para o seu conteúdo.

No século XX o psicólogo romeno de origem judia, Reuven Feuerstein, discípulo de Piaget e Vigotsky, elaborou uma teoria- a MCE- modificabilidade cognitiva estrutural – e um programa, o PEI – programa de enriquecimento instrumental – com o objetivo de reverter na população do estado de Israel, logo após a segunda guerra mundial, os efeitos da privação cultural que se abateu sobre os judeus como um dos efeitos do holocausto. O programa foi tão bem sucedido que aquele país, hoje em dia, tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano e tecnológico do mundo.

“O PEI reforça as funções cognitivas que permitem ao estudante ou profissional, definir problemas sistematicamente, fazer conexões e ver relações, motivar-se, melhorar seus hábitos de estudo e trabalho e desenvolver a habilidade para aplicar as funções cognitivas na solução de qualquer problema ou situação. “

A Fundação Aprender utiliza este programa e sua metodologia nos cursos e treinamentos que realiza na comunidade sul mineira e ainda oferece ao público interessado a possibilidade de aprender a utilizá-lo em seus estudos ou em seu trabalho. Neste ano de 2010 serão realizadas a 6a. Turma do Nível I e a 2a. Turma do nível 2 do referido programa, que é constituído por 7 instrumentos em cada um dos níveis de complexidade.

Nas últimas turmas, estiveram aqui em Varginha pessoas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília, Mato Grosso do Sul,Paraná e de outras cidades mineiras. Neste ano, as turmas já estão formadas e as aulas acontecerão de 11 a 18 de janeiro e de 20 a 29 de janeiro, das 08:00 às 18:00, com carga horária de 72h em cada nível. Os Certificados são emitidos pelo ICELP, instituto dirigido pelo próprio prof. Feuerstein , em Israel.


Os interessados em participar desta experiência de Aprender a Aprender ainda podem se inscrever na sede da Fundação Aprender, à rua Deputado Ribeiro de Pezende 494, Centro, Varginha, ou obter maiores informações no seu site www.fundacaoaprender.org.br ou pelo telefone 35- 3222-1214.

Nenhum comentário:

Postar um comentário