sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PBA e EJA

PBA e EJA

O PBA - Programa Brasil Alfabetizado - é uma iniciativa do governo federal que tem por objetivo reduzir o analfabetismo no país. Os adolescentes, adultos e idosos que atende, depois de terem permanecido no programa pelo tempo mínimo de 06 meses, devem ser encaminhados às classes de EJA- Educação de Jovens e Adultos- a fim de que possam dar continuidade aos estudos e completar a escolarização.
Isso parece fácil, mas não é. Alguns instrutores do PBA  permanecem com os alunos em suas salas de aula pela razão de que recebem um valor por cada um deles. Em outros casos, o município não possui classes de EJA para as quais eles possam ser encaminhados.
Felizmente temos casos de sucesso para narrar. Como  instituição formadora do PBA junto ao MEC a  Fundação Aprender - realiza há 5 anos um trabalho de formação continuada de professores alfabetizadoras e de EJA na cidade mineira de Campo Belo, cuja secretaria de educação se empenha em melhorar continuamente a qualidade de ensino do município.
Ontem estivemos com o grupo  de docentes durante à tarde, quando discutimos os procedimentos a serem usados com o método fônico de alfabetização criado por Iracema Meireles - É Tempo de Aprender .
À noite  visitamos a Escola Cônego Ulisses, no centro da cidade, que possui 06 turmas de EJA e ainda duas turmas do Telecurso 1o. e 2o. graus.
O ambiente, extremamente acolhedor, expressa um trabalho muito bem realizado. Alunos adolescentes, adultos e idosos aprendendo a ler e a escrever e prosseguindo na escolarização. Além das aulas regulares, têm atividades artesanais , música e dança.
Foi uma grande alegria constatar que a escola pública brasileira, apesar de todas as dificuldades por que passa, ainda possui exemplos como esse que demonstram sua importância na construção da vida, que só tem sentido se vivida em situações de socialização e colaboração.
Parabéns Campo Belo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário