quarta-feira, 24 de agosto de 2011
FÓRUM TÉCNICO SEGURANÇA NAS ESCOLAS: POR UMA CULTURA DE PAZ
Encontro Regional Sul de Minas
Realizado em Varginha no Teatro Capitólio no dia 18 de agosto
O Fórum é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e tem por objetivos levantar os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação da região decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar; discutir propostas de integração de órgãos e políticas relacionadas à questão da violência no ambiente escolar e buscar, junto às entidades representativas da sociedade civil e dos setores público e privado da região, subsídios para a formulação de políticas públicas, visando à prevenção e ao combate à violência no ambiente escolar.
A coordenadora de cursos da Fundação Aprender, Júlia Eugênia Gonçalves, foi convidada para proferir a palestra “Segurança nas escolas: por uma cultura de paz” a fim de propiciar subsídios para os grupos de trabalho que aconteceram durante o evento.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
PÓS-GRADUAÇÃO EAD
Parceria

E

GESTÃO EDUCACIONAL
O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional a distância visa a especialização dos agentes educativos escolares ampliando as possibilidades de acesso ao conhecimento desta área, com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Atende também à demanda dos profissionais que participaram dos Projetos Escola-Referência e Escola Viva-Comunidade Ativa da SEEMG, com o aproveitamento de estudos obtidos na certificação do Progestão.
Carga horária: 360 horas/aula
Saiba mais aqui.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos Educacionais a distância visa a especialização dos professores e especialistas da Educação Básica com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Atende também à demanda dos profissionais que participaram do Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP), implantado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais nas escolas integrantes do Projeto Escolas- Referência, com aproveitamento de estudos para certificação.
Carga horária: 360 horas/aula
Saiba mais aqui.
PSICOPEDAGOGIA
O curso de especialização em Psicopedagogia atende à demanda por formação profissional , ampliando as possibilidades de acesso ao conhecimento desta área com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É dirigido para o público interessado em se especializar num nicho de mercado que possibilita atuação institucional, com consultoria e assessoria psicopedagógica à instituições , como no campo da clínica, dirigido para as terapias de aprendizagem, remediando ou potencializando os processos relacionados com o ato de aprender/ensinar.
Carga horária: 600 horas/aula
Saiba mais aqui.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
REVISTA CIENTÍFICA APRENDER 4ª EDIÇÃO

A Revista Científica Aprender é uma iniciativa da Fundação Aprender para a divulgação em diferentes áreas e campos de atuação e produção de conhecimentos e acaba de publicar a quarta edição, com os seguintes artigos:
No âmbito das tecnologias, o artigo de Áderson Guimarães Pereira e Carlos Fernando de Araujo Jr, intitulado “Sistema de chuveiros automáticos”, elabora uma retrospectiva histórica da evolução do sistema e demonstra que desde sua invenção e correta aplicação, este é o melhor equipamento disponível.
Sobre Meio Ambiente, Raimundo Nonato de Souza Bouth colabora nesta nova edição de nossa revista com o trabalho “A transversalidade da educação ambiental na grade curricular do ensino fundamental: uma alternativa na formação de cidadãos voltados ao desenvolvimento sustentável”, onde apresenta uma proposta de entendimento dos problemas e das características do ensino transversal da educação ambiental.
No campo educacional, temos duas significativas contribuições. Primeiro, Emerson Luiz de Castro, no artigo “Psicopedagogia na Educação Superior: uma perspectiva de atuação no cotidiano acadêmico” colabora para novas percepções acerca das possibilidades de intervenção psicopedagógica na Educação Superior.
Em seguida temos “Chegando mais cedo na escola: reflexões da Psicologia Educacional referente à Lei 11.274/06 que amplia o ensino fundamental para nove anos”, de Janete Leony Vitorino e Ilma Borges, um trabalho de análise da Lei nº 11.274, aprovada em 06 de fevereiro de 2006, que torna obrigatório o ensino fundamental para nove anos.
Finalizando esta quarta edição de nossa revista, publicamos um texto de Psicanálise, “Sobre a sistematização e difusão do conhecimento psicanalítico em Freud”, artigo apresentado por Sílvio Memento Machado que resgata importantes elementos da história e dos esforços do criador da psicanálise, no sentido de organizar e difundir a sua teoria.
Uma boa leitura a todos!
Professor João Beauclair.
Editor da Revista Cientifica Aprender
Para ler os artigos: Revista Científica Aprender
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