sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CURSO DE FORMACÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA PARA GRADUADOS:


Coordenadores: Alicia Fernández y Jorge Goncalves da Cruz.
-Modalidade:8 encontros presenciais nos finais de semana, no transcurso de 2 anos. Serão  realizados  4 encontros en 2010 y 4 encontros en 2011.
-Datas de inicio:em Belo Horizonte (inicio 24 y 25 de Abril  de 2010)

O curso oferece um espaço de formação encontro  e  produção  grupal onde cada participante:
·         construa uma posição clínica que lhe permita interrogar, pensar e intervir nas  questões do aprender e ensinar nos contextos atuais, a partir de uma ética que se atualize  nun modo particular de escutar e intervir.
·         se reencontre com seus saberes e experiências prévias para desenvolver suas autorias.
·         encontre suas possibilidades para escrever.
·         trabalhe e revise las conceituações psicopedagógicas , articulando-as com  as contribuições da Psicanálise, da Sociologia,  da Filosofía...
·         fortaleza seus projetos profissionais.

Conteúdos :
.A autoria de pensamento.
. A alegria e a autoria.
. O  brincar  e o  aprender. Lógicas do brincar.
. O desenho, a experiência estética e  o aprender.
. A escrita / a leitura. Suas construções. Avatares y possibilidades.
.Corporeidade e aprendizagem.
. A aprendizagem como espaço de subjetivação. Intersubjetividade, laço social y aprendizagem.
.A experiência da escrita como espaço de encontro com a autoria de pensamento.
.Determinações que se entrecruzam na aprendizagem. Fatores possibilitadores. Elaborações objetivantes e subjetivantes. As dimensões lógica, simbólica e estética. Informação, conhecimento, saber. A função da ignorância  e o esquecimento.
.Modalidades de aprendizagem e de ensino. Sua constituição, articulações e desdobramentos
.A construção de uma posição psicopedagógica.
.A construção da “capacidade atencional”: novos modos atencionais.
.Aportes Psicopedagógicos para um enfoque crítico ante a biologização do mal estar e a medicação da infância e da adolescência.
.As intervenções psicopedagógicas em diversos âmbitos: diagnóstico, tratamento, trabalho con famílias, educadores, comunidade e meios (terapias individuais e grupais, DIFAJ, trabalho em oficinas, grupos de reflexão…).
.Adolescências. Trabalhos psíquicos do adolescer e “Autorias Vocacionais e Profissionais”.
.O intra -inter-trans e co-disciplinar. O estatuto epistêmico da Psicopedagogia. Seus laços com outras disciplinas. Modos de investigar (pesquisar) em Psicopedagogia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário