sexta-feira, 5 de março de 2010

Inclusão social: o papel da comunidade!

A inclusão social de pessoas com necessidades especiais é dever do Estado ? Ou cada instituição e cada cidadão pode contribuir com sua parte neste movimento ?

Na opinião da Fundação Aprender, tanto o estado como a comunidade precisam atuar em conjunto de maneira a criar as condições para que a inclusão social aconteça, oferecendo condições de acessibilidade e de participação de todos em todas as instâncias comunitárias. Por isso, esta instituição varginhense de utilidade pública federal, oferece programas de educação continuada que têm como foco o processo inclusivo de pessoas com necessidades especiais.
O prof. Vicente Baldo, diretor da Fundação Aprender esclarece que os cursos oferecidos pela instituição são um meio de gerar a necessária sustentabilidade organizacional e prover a população de informações e recursos necessários para atuar de maneira inclusiva. Ele relaciona alguns exemplos: o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, que já se encontra na 15a. Turma, prepara profissionais para atuação no mercado de trabalho direcionada para intervenções nos processos de aprendizagem comunitárias, institucionais e terapêuticas; o curso de extensão em Deficiência Intelectual, objetiva levar aos professores e demais agentes educativos, subsídios para ações pedagógicas com pessoas em defasagem cognitiva e déficit intelectual e o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – permite ao aluno a aquisição de competências para a comunicação com o surdo em seu dia a dia, ampliando, assim, sua participação na sociedade.
Muitas pessoas procuram se preparar para o processo de inclusão social, pois já adquiriram a necessária conscientização de sua necessidade. Porém, nem todas se dirigem às instituições que possuem os melhores projetos ou que podem oferecer à comunidade o maior retorno. No caso da Fundação Aprender, a inclusão faz parte de seus projetos sociais, como o “Ciranda do Livro “, que permite a troca de livros e a ampliação da capacidade leitora da população, ou as aulas de “Informática para a Terceira Idade “, que faz a inclusão digital da população idosa, ou o “Fórum de Meio Ambiente “, que discute as propostas para a melhoria das condições ambientais de nossa cidade, dentre outros.
Todos os cursos, segundo o prof. Vicente, ainda possuem algumas vagas, que podem ser preenchidas pelos interessados em contribuir para a continuidade do trabalho social que a Fundação Aprender executa na cidade e para seu próprio aprimoramento pessoal e profissional. Como instituição voltada para a filantropia e a assistência social, a Fundação pratica os melhores preços e tem sempre a melhor condição de pagamento, que podem ser negociadas no ato da matrícula. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3222-1214 ou pelo site www.fundacaoaprender.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário