sábado, 8 de fevereiro de 2014

INCLUSÃO ESCOLAR COMEÇA COM O AEE- Atendimento Educacional Especializado

A inclusão escolar garantida pela legislação educacional brasileira tem por base o AEE- Atendimento Educacional Especializado – que acontece nas escolas nas salas de recursos multifuncionais com o trabalho de professores capacitados para este serviço.

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino regular e não pode se caracterizar como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. Por isso, o professor para atuar neste segmento precisa se preparar para tão importante tarefa.

São exemplos práticos de atendimento educacional especializado o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Com o intuito de colaborar com a comunidade sul mineira, no cumprimento de sua missão institucional, a Fundação Aprender de Varginha, instituição sem finalidades lucrativas e de utilidade pública, tem oferecido periodicamente cursos para o aprimoramento dos profissionais da Educação. Neste início de ano, na área da Educação Inclusiva, estão abertas as matrículas para o Curso de Extensão em AEE e para o Curso de Libras, cujas aulas estão previstas para o dia 14 de fevereiro. As informações podem ser obtidas no site www.fundacaoaprender.org.br.
Quem estuda na Fundação Aprender, além de investir em sua formação profissional, colabora para a manutenção da instituição e seus projetos comunitários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário