Um encontro voltado a debater
novos modelos de ensino reuniu hoje (28), na capital paulista, especialistas no
assunto, vindos de várias partes do mundo. Educação híbrida, liberdade no
ensino e aprendizagem online foram alguns dos temas discutidos
durante esta manhã no evento Transformar, que está em sua segunda edição.
Michael Horn, bacharel em
história pela Universidade de Yale e formado também na Universidade de Harvard,
integra o ranking da revista Tech&Learning das 100
pessoas mais importantes quando se trata de tecnologia na educação. Horn acha
que o ensino atual mantém um modelo ultrapassado, semelhante à produção em uma
fábrica do início do século passado, no qual as crianças são divididas em
turmas conforme a faixa etária e recebem um ensino padronizado. “O mundo mudou,
cada criança precisa de um modelo que maximize cada uma. As pessoas aprendem de
maneiras diferentes, ritmos diferentes”, disse ele.
A proposta do especialista é que
as escolas utilizem o ensino híbrido, ou seja, inserir a aprendizagem online no
contexto das aulas convencionais. “A criança pode progredir no seu próprio
ritmo, e personalizar a educação”. A ideia é tornar o conteúdo mais envolvente
e interessante para o aluno, por meio de games e simulações, por
exemplo.
O modelo virtual já foi testado
em escolas norte-americanas, entre elas uma em Los Angeles, na Califórnia, onde
90% dos estudantes são carentes. Na escola, uma das melhores do país, o
professor não precisa montar uma aula capaz de atingir todos os alunos em sala
de aula de uma vez só. “Esse modelo não faz sentido para o aprendizado”,
destacou.
Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil
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