terça-feira, 29 de abril de 2014

Especialistas defendem em SP integração do ensino convencional à educação online


Um encontro voltado a debater novos modelos de ensino reuniu hoje (28), na capital paulista, especialistas no assunto, vindos de várias partes do mundo. Educação híbrida, liberdade no ensino e aprendizagem online foram alguns dos temas discutidos durante esta manhã no evento Transformar, que está em sua segunda edição.
Michael Horn, bacharel em história pela Universidade de Yale e formado também na Universidade de Harvard, integra o ranking da revista Tech&Learning das 100 pessoas mais importantes quando se trata de tecnologia na educação. Horn acha que o ensino atual mantém um modelo ultrapassado, semelhante à produção em uma fábrica do início do século passado, no qual as crianças são divididas em turmas conforme a faixa etária e recebem um ensino padronizado. “O mundo mudou, cada criança precisa de um modelo que maximize cada uma. As pessoas aprendem de maneiras diferentes, ritmos diferentes”, disse ele.
A proposta do especialista é que as escolas utilizem o ensino híbrido, ou seja, inserir a aprendizagem online no contexto das aulas convencionais. “A criança pode progredir no seu próprio ritmo, e personalizar a educação”. A ideia é tornar o conteúdo mais envolvente e interessante para o aluno, por meio de games e simulações, por exemplo.
O modelo virtual já foi testado em escolas norte-americanas, entre elas uma em Los Angeles, na Califórnia, onde 90% dos estudantes são carentes. Na escola, uma das melhores do país, o professor não precisa montar uma aula capaz de atingir todos os alunos em sala de aula de uma vez só. “Esse modelo não faz sentido para o aprendizado”, destacou.


Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil

CURSOS DE LIBRAS NA FUNDAÇÃO APRENDER


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Informativo de Cursos - Fevereiro/2014


A Fundação Aprender tem como objetivo básico a formação qualitativa da população, por intermédio de experiências de aprendizagem formais e informais. Facilita processos criativos com o uso de tecnologias próprias para o desenvolvimento comunitário. Articula parcerias e viabiliza ações e projetos que garantem a sua sustentabilidade e possibilitam o compartilhamento de informações e conhecimentos. Veja abaixo o calendário de cursos:

CURSO
Fev.
Março
 
Adolescente e Adulto na Clínica Psicopedagógica
Alfabetização: uma abordagem fônica
Como organizar, montar e legalizar um consultório psicopedagógico
Diagnóstico Psicopedagógico Institucional
Intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais


Bases Teóricas da Clínica Psicopedagógica
Brincar e Aprender: O Lúdico na Aprendizagem
Didática no Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicopedagogia para Iniciantes
 
 

EXTENSÃO


Turma - 22 de Fevereiro
Atender às disposições legais contidas no decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no6.253, de 13 de novembro de 2007. Segundo tais disposições, ;e fundamental a formação continuada dos profissionais da Educação para o atendimento educacional especializado nas redes de ensino, assim como a formação de gestores e educadores em geral para o trabalho na escola inclusiva.

CURSOS COM TUTORIA A DISTÂNCIA(APRENDER VIRTUAL)

Turma - 11 de Março
Apresentar aos cursistas as possibilidades do diagnóstico psicopedagógico com adolescentes e adultos, de maneira a capacitá-los para sua realização.
 

Turma - 11 de Março
Propiciar reflexões e discussões a respeito dos problemas relacionados com o processo de alfabetização na realidade educacional brasileira;
Levar ao aluno informações a respeito dos métodos e técnicas utilizados geralmente para a alfabetização de crianças;
Analisar as principais vertentes teóricas relacionadas com o processo de alfabetização;
Discorrer sobre os princípios dos métodos fonéticos existentes atualmente no Brasil;
étodo de alfabetização fonético de Iracema Meirelles em sua versão infantil denominada “A Casinha Feliz”, possibilitando aos cursistas sua aplicação segura em classes do Ensino Básico.
 

Turma - 11 de Março
Geral: Apresentar aos cursistas orientações básicas a respeito de como organizar, montar e legalizar um consultório de Psicopedagogia.
Específicos: Orientar os cursistas a respeito da localização e estruturação física do consultório;
Estabelecer os parâmetros para aquisição de móveis e materiais necessários para a ambientação do trabalho clínico em Psicopedagogia;
Indicar os aspectos legais a serem seguidos para a abertura de um consultório psicopedagógico.
 

Turma - 11 de Março
Apresentar aos cursistas as possibilidades do diagnóstico psicopedagógico em empresas, de maneira a capacitá-los para sua realização.
 

Turma - 11 de Março
Geral: Divulgar o uso da LIBRAS na comunidade, contribuindo para a acessibilidade da população surda nos espaços públicos.
Específicos: Possibilitar a utilização da LIBRAS nos vários espaços sociais; Oferecer embasamento teórico e prático para que o uso da LIBRAS seja possível e para que a inclusão social ocorra.


CURSOS COM INÍCIO IMEDIATO A DISTÂNCIA (APRENDER VIRTUAL)

Apresentar aos cursistas as principais formulações teóricas da Psicopedagogia.
 

Possibilitar ao cursista informações acerca da influência do brincar nos processos de desenvolvimento infantil, discutindo as possibilidades de intervenção do adulto para potencializar ou remediar situações de aprendizagem, segundo a ótica psicopedagógica da Epistemologia Convergente, de Jorge Visca.
 

Divulgar informações teóricas e práticas a respeito da atuação docente no ensino superior;
Apresentar os referenciais teórico-metodológicos em uma perspectiva evolutiva da didática em direção à mediação da aprendizagem proposta por Reuven Feuerstein.
 

Prover o aluno de uma visão a respeito do conhecimento científico e do progresso das ciências;
Divulgar informações a respeito da Metodologia Científica utilizada na elaboração de trabalhos de conclusão de cursos nas Instituições de Ensino Superior no Brasil.
 

Apresentar aos cursistas a Psicopedagogia enquanto área de conhecimento e de atuação, seu objeto de estudo, histórico e principais correntes teóricas.


GRADUAÇÃO UNIARARAS

Turma - 17 de Março
O melhor do ensino presencial com as vantagens do ensino a distância.

A metodologia da FHO|Uniararas é única e foi desenvolvida para garantir ao aluno a interatividade e a troca de experiências dos cursos presenciais, mas sem precisar sair de sua cidade. Veja como funciona:
 


PÓS-GRADUAÇÃO / MBA UNIARARAS

Os cursos de Pós-graduação a distância da FHO|Uniararas foram desenvolvidos para garantir ao profissional a agilidade e flexibilidade que o mercado exige para sua formação.

Utilizando-se do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, os cursos são realizados via Internet. Assim, o aluno poderá acessar aos conteúdos de onde estiver, e quando quiser e, desta forma, permitem conciliar os estudos com a rotina diária.
 
 
 
INFORMAÇÕES: Roberta Gonçalves - Gestora de Relacionamento
(35) 3222-1214 | contato@fundacaoaprender.org.br | www.fundacaoaprender.org.br

sábado, 8 de fevereiro de 2014

INCLUSÃO ESCOLAR COMEÇA COM O AEE- Atendimento Educacional Especializado

A inclusão escolar garantida pela legislação educacional brasileira tem por base o AEE- Atendimento Educacional Especializado – que acontece nas escolas nas salas de recursos multifuncionais com o trabalho de professores capacitados para este serviço.

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino regular e não pode se caracterizar como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. Por isso, o professor para atuar neste segmento precisa se preparar para tão importante tarefa.

São exemplos práticos de atendimento educacional especializado o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Com o intuito de colaborar com a comunidade sul mineira, no cumprimento de sua missão institucional, a Fundação Aprender de Varginha, instituição sem finalidades lucrativas e de utilidade pública, tem oferecido periodicamente cursos para o aprimoramento dos profissionais da Educação. Neste início de ano, na área da Educação Inclusiva, estão abertas as matrículas para o Curso de Extensão em AEE e para o Curso de Libras, cujas aulas estão previstas para o dia 14 de fevereiro. As informações podem ser obtidas no site www.fundacaoaprender.org.br.
Quem estuda na Fundação Aprender, além de investir em sua formação profissional, colabora para a manutenção da instituição e seus projetos comunitários.


domingo, 19 de janeiro de 2014

EM 2014, COMECE O ANO APRENDENDO CONOSCO. ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO:



PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Curso de especialização em Psicopedagogia, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em parceria com a FAI, com aulas quinzenais aos sábados. Coordenação de Júlia Eugênia Gonçalves.  Veja em http://www.fai-mg.br/portal/paginas/pgd_p_psicopedag.php

 

PÓS-GRADUAÇÃO EAD

cursos de especialização em Psicopedagogia, Gestão Educacional, Educação Inclusiva e Educação Infantil, via Web, em parceria com a Uniararas. Coordenação de Júlia Eugênia Gonçalves.  Veja em http://www.uniararas.br/ead/posgraduacao/http://www.uniararas.br/ead/posgraduacao/

GRADUAÇÃO EAD


Encontros de segunda à quinta feira, com o tutor , fazem a diferença nos cursos de  Administração, Pedagogia e Processos Gerenciais. Parceria com a Uniararas. Veja em http://www.uniararas.br/ead/graduacao/

CURSOS DE EXTENSÃO PRESENCIAIS

AEE - Atendimento Educacional Especializado

O curso de extensão em AEE – Atendimento Educacional Especializado é fundamental para a formação continuada dos profissionais da Educação, voltada para o atendimento educacional especializado nas redes de ensino. Professores, gestores e educadores em geral precisam se preparar adequadamente para o trabalho na escola inclusiva.
Modalidade presencial, com um encontro mensal. Veja mais em http://www.fundacaoaprender.org.br/atendimento-educacional-especializadohttp://www.fundacaoaprender.org.br/atendimento-educacional-especializado


LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Agora você pode se capacitar para atuar como intérprete de LIBRAS em curso de extensão. Veja mais em http://www.fundacaoaprender.org.br/instrutor-de-librashttp://www.fundacaoaprender.org.br/instrutor-de-libras e faça já sua matrícula.

CURSOS DE EXTENSÃO E DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EAD

Cursos EAD Fundação Aprender

A Fundação Aprender oferece aos profissionais da Educação e Psicopedagogia uma gama de cursos totalmente on line, com e sem tutoria, para contribuir para a formação continuada dos educadores. Veja mais em http://www.fundacaoaprender.org.br/cursos-de-extensao-ead2http://www.fundacaoaprender.org.br/cursos-de-extensao-ead2. Novas turmas em 20/01.



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

3 dicas de desenvolvimento profissional para professores online 
Se você dá aulas online, aproveite a flexibilidade do sistema para garantir seu desenvolvimento profissional. Veja dicas que vão ajudá-lo a fazer isso sem deixar de se dedicar aos seus estudantes

O desenvolvimento profissional deve ser constante quando se trata de professores e educadores. Porém, o sistema de aulas presenciais pode acabar dificultando esse processo. Já com as aulas online, os professores têm mais liberdade para se desenvolver, uma vez que podem reorganizar sua rotina de maneira mais flexível. Se você dá aulas online e não sabe como se planejar para alcançar o desenvolvimento profissional, confira 3 dicas úteis:

3 dicas de desenvolvimento profissional para professores online:

1. Aproveite as redes sociais

Talvez você já esteja fazendo isso para interagir com estudantes e outros profissionais na comunidade de aprendizagem virtual, de modo que não levará tanto tempo para que você se acostume a utilizar essas plataformas como recursos para o desenvolvimento de novas habilidades profissionais. Você pode tirar vantagem das redes sociais para se conectar com outros educadores da sua área, porém, fora de seu estado ou país. Aprenda sobre como eles trabalham e de que maneira os estudantes respondem aos incentivos.

2. Consiga treinamento adicional

O fato de você ser um professor estabelecido não significa que você não precisa de treinamento e atualização constantes. Ao contrário. Sendo um professor, você precisa adaptar conteúdos frequentemente, para garantir que seus alunos estejam recebendo a melhor educação possível. Por isso, invista em cursos online para atualizar as habilidades que você já possui e desenvolver novos conjuntos de talentos, seja no estilo de ensino, na interação com os estudantes ou na gestão das suas aulas. Além de tornarem você um professor mais bem preparado, esses cursos farão com que você aumente suas credenciais profissionais sem a exigência de reorganizar completamente sua vida.

3. Faça viagens de estudos

Como um professor de aulas presenciais, você dificilmente terá a oportunidade de viajar para aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades. Porém, a flexibilidade de oferecer aulas online permite que você faça isso sem nenhum prejuízo à sua programação. Reserve um período diário para atender seus estudantes e no restante do tempo, dedique-se a adquirir novos conhecimentos que possam ser aplicados em suas aulas. 
Fonte: Portal Universia